quarta-feira, setembro 30, 2020
Início Destaques Confira Guia de Estudos para o Vestibular

Confira Guia de Estudos para o Vestibular

Têm vestibulandos que estão matriculando-se em cursinho preparatório, já pensando em 2011. Planejar os estudos com antecedência é importante para aumentar as chances de se dar bem no vestibular. Em geral, quanto mais cedo o estudante estiver focado nas provas, melhor, mas isso varia muito.

Por exemplo, um aluno que ainda vai fazer o último ano do ensino médio deve ter como prioridade a escola. De nada vai adiantar estudar para o vestibular se não tiver garantido nota para passar de ano no colégio. Nesse caso, o mais recomendado é fazer cursinho a partir do segundo semestre, o chamado semi-extensivo. No entanto, se o aluno for disciplinado e tiver tempo para estudar, pode fazer o curso extensivo, que leva o ano todo, mas tem que ver se o ritmo não irá sufocá-lo.

Ter tempo para se dedicar aos estudos é fundamental. A máxima repetida como um mantra nos cursinhos é: “Matéria dada, matéria estudada”. Ou seja, o vestibulando deve rever o que foi ensinado em sala de aula no dia para assimilar o conteúdo e não acumular dúvidas.

Depois do cursinho, ele pode até voltar para casa para estudar, mas desde que tenha um local tranquilo e silencioso. Em casa, ele tem que ser ainda mais disciplinado, porque tem a cama, a geladeira, a televisão e o telefone para tirar a sua atenção. Ficar nas salas de estudo dos cursinhos, em geral, é mais produtivo porque não tem todas essas distrações.

Para quem ainda aguarda as chamadas das listas de espera dos vestibulares, há a opção de ingressar nas turmas de maio: a matéria do primeiro semestre é dada em maio e junho e, a partir do segundo semestre, as aulas são junto com o pessoal do curso extensivo.

Não importa o curso que o estudante faça se ele não levar a sério o estudo desde o início, inclusive nos finais de semana. No domingo, ele pode pegar mais leve, ler os livros obrigatórios, por exemplo. E não deve deixar de praticar algum esporte umas duas ou três vezes por semana.

Nessa fase, a maturidade do vestibulando também vai contar muito. Como o cursinho não faz chamada nem cobra presença em sala de aula, muitos estudantes aproveitam essa liberdade para faltar em algumas aulas e ficar batendo papo. Só que eles não sabem que esses são fortes candidatos a refazer o cursinho no ano seguinte.

Fonte: https://www.passeiweb.com/vestibular/1233577476

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

WEBVT – Intervalo FPM 2019

https://www.youtube.com/watch?v=m3g5pSn9GL4

WEBTV – Vestibular FPM 2020

https://www.youtube.com/watch?v=wi59EBKmWfk

WEBTV – II Forum de Iniciação Científica

https://www.youtube.com/watch?v=vUj_v8r2Fy8

Unidade do Cebrac em Franca (SP) realiza a “I Semana da Saúde”

Com objetivo de conscientizar e educar os alunos em relação à saúde e às demais curiosidades da anatomia, a Unidade do Cebrac...

Recent Comments